Ouvir Radio YouTube TikTok Jogos love@antenalove.com.br

Finanças sãs? Compromisso de Costa assinala "esgotamento da Geringonça"




O constitucionalista Vital Moreira elogia o enfático compromisso de António Costa sobre a política orçamental que, parafraseando a célebre proclamação de Mario Draghi, como governador do BCE, sobre a estabilidade do euro, deixou claro que o Governo fará tudo o necessário para assegurar finanças públicas sãs. 

Na ótica do ex-eurodeputado socialista, este compromisso é especialmente relevante quando o Governo viu rejeitado o orçamento pela extrema-esquerda parlamentar (PCP e BE), por não terem conseguido valer alterações orçamentais (e outras) que implicavam um substancial aumento da despesa corrente permanente, nomeadamente em pensões. 

Vital Moreira vê também no compromisso das finanças públicas sãs o esgotamento da fórmula governativa da chamada Geringonça, até porque, no seu entender, Bloco e PCP jamais poderiam subscrever esse compromisso, que consideram uma imposição neoliberal de Bruxelas contra a soberania orçamental nacional.

De frisar que, esta semana, Pedro Nuno Santos defendeu que o acordo à Esquerda funcionou e que não foi um parêntesis na história da política portuguesa, declarações que deixaram Jerónimo de Sousa muito agradecido, apesar de o líder comunista entender que o posicionamento do ministro não corresponde ao sentimento prevalente no PS.

O constitucionalista defende, contudo, que as boas contas não são o único desafio de um Governo social-democrata a fim de garantir o avanço do Estado social (saúde, pensões e outras prestações sociais, educação, etc.). 

Tão importante quanto isso, prossegue, num texto publicado no blogue Causa Nossa, é o bom desempenho da economia, em termos de criação de emprego qualificado, de melhores salários, de competitividade externa, de coesão económica interna, de convergência no seio da União Europeia. Por isso, seria bom que António Costa pudesse também assumir um compromisso de fazer tudo o necessário para assegurar uma economia saudável, sugere, por fim. 

Leia Também: Jerónimo de Sousa muito agradecido a Pedro Nuno Santos


Assessoria de Imprensa: 

Antena Love |

437 Visualizações

Comente:




Legendas

Mais